HOMEÁUDIOVÍDEOPRODUÇÃO MUSICALPREÇOSCLIENTESCONTATOS

 

De quantos canais preciso para gravar ao vivo?

 

Resumindo, canais são as pistas de gravação que será usado por cada instrumentos. Sendo assim é só contar quantos instrumentos você tem.

Veja o exemplo a baixo a relação de canais básicos.

 

Canais

instrumentos

1

Bumbo

2

Caixa

3

Chimbal

4

Tom 01

5

Tom 02

6

Tom 03

7

Surdo

8

Pratos L

9

Pratos R

10

Contrabaixo

11

Guitarra 01

12

Guitarra 02

13

Violão

14

Teclado L

15

Teclado R

16

Trompete

17

Trombone

18

Saxofone

19

Back Vocal

20

Back Vocal

21

Back Vocal

22

Voz principal

23

Público L

24

Publico R

Além do estúdio o que mais preciso para fazer meu CD ao vivo?

Geralmente as pessoas se preocupam só com a parte do estúdio, mas é fundamental ter uma boa aparelhagem de som no dia do evento e uma boa fonte de energia  e principalmente estar com a banda bem ensaiada.

Faça um ensaio geral antes de gravar, de preferência grave este ensaio, para ver possíveis erros, assim tendo tempo para concertá-los.

 

 Erros durante o show dá para concertar depois?

Por ser um dia especial é normal os músicos ficarem nervosos e errarem, quando isso acontece dependendo do erro é melhor parar o show e recomeçar a música, mas se o erro for pequeno, tipo uma nota mau executada por algum músico (menos o baterista) o show pode continuar, porque depois tem como concertar no estúdio, por isso gravamos em canais separados para ter a possibilidade de concerto.

 

Fones de ouvidos usar ou não?

Muitos músicos não gostam de usar fones de ouvido em show, por causa da pressão sonora que o fone não dá,  mas pensando que é uma gravação não tenho dúvida que o fone é a melhor opção por vários motivos. O fone não deixa dar a microfonia, o retorno fica mais definido e cada um coloca o volume que acha legal para seu retorno.

 

Como é feito uma gravação ao vivo?

Não tem grande segredos gravar ao vivo um CD ou DVD tomando alguns cuidados que você pode ver no nosso link Erros. A gravação em si e feito com aparelhos modernos que tem multipistas de gravação, onde cada instrumento é gravado em canais separados. É colocado microfones direcionados no público e no instrumentos no palco. 

 

O que é edição de áudio e vídeo?

A edição é a parte onde é retirado defeitos como erros e os sons que não pertencem a música. Também é na edição que é tirado as falas desnecessárias e por ventura algum erro.

 

O que é overdubs?

Overdubs é quando algum instrumento é regravado por motivos de erros de execução quase todos os instrumentos pode ser regravado e as vozes também desde que seja tudo feito como no dia do show ( o tempo do cantor e timbre de instrumentos).

 

 

O que é mixagem?

A mixagem é resumindo, a mistura do instrumentos é colocar o volume de cada um na quantidade certa, colocar os efeitos, colocar cada instrumentos de um lado ou de outro da caixa de som, é na mixagem que se define como o som vai ficar o volume das vozes e de cada instrumento.

 

 

O que é masterização?

A masterização se dá no fim de todo o processo de gravação e overdubs e mixagem. A Masterização serve para regular os volumes entre uma música e outra, os agudos e graves entre todas as músicas e deixar o volume do seu CD com um volume padrão de CD profissional.